Resenha: Felicidade Clandestina, por Clarice Lispector

felicidade clandestina clarice lispectorNota: ★★★★☆

Gêneros: Contos, Ficção Literária

Goodreads / Skoob

Meus colegas de classe e eu fomos obrigados a ler esta obra durante o Ensino Médio e, na época, lembro que nos chamou a atenção o conto O Ovo e a Galinha: nenhum de nós entendeu nada, e o conto nos deixou tão atônitos, que eu nem mesmo me recordava do resto do livro. Mais de dez anos depois, essa linda edição da Rocco me convence a dar uma segunda chance a Clarice Lispector (ou três: acabei levando também A Hora da Estrela e Água Viva).

Felicidade Clandestina é um livro de contos abrangendo diferentes fases da vida, desde contos sobre as epifanias da infância quanto a solidão da velhice. Minha experiencia desta vez com a coleção de contos foi inteiramente diferente da primeira: a vaga lembrança que eu tinha não incluía a forma como a autora escreve, tão eloquente e com sentimento que me fez quase chorar em alguns contos, e cair na gargalhada em outros (A Quinta História especialmente). Foi tao fácil me deixar perder na vida de cada um dos personagens e me importar profundamente com cada um deles, mesmo quando a história tinha apenas três paginas. Me apaixonei pela escrita de Clarice Lispector com este livro, e alguns contos, como Restos do Carnaval e Os Obedientes, vão ficar na minha memória.

Quanto ao conto “O Ovo e a Galinha”, ainda não entendi nada, e não acho que é para ser entendido. O conto se lê como uma série de pensamentos vagamente conectados, talvez com um significado por trás, talvez não.

Este não é um livro fácil de se recomendar por conta do seu estilo de escrita utilizando métodos como fluxo de pensamentos, que podem tornar a leitura maçante para quem não gosta do estilo. No entanto, os temas sobre os quais ela fala são bastante universais e imagino que cada leitor possa se identificar com pelo menos uma das histórias. É uma excelente leitura para fãs de Viriginia Woolf e Sylvia Plath.

One thought on “Resenha: Felicidade Clandestina, por Clarice Lispector

  1. Pingback: The Sunday Snuggle W40/2019: September Wrap Up, Giveaway Winner | Naty's Bookshelf

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s